Publicada em 05 de Novembro de 2013 �s 17h27
Dia 5 de novembro é dia de celebrar a cultura, essa soma de história e vivências sociais, que envolve valores, linguagem, fé, gastronomia, música, folclore e é celebrada nesta data em homenagem a Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849.
No Piauí, o Conselho Estadual de Cultura realiza nesta terça-feira (5), o lançamento do livro “Conversas com M. Paulo Nunes”, organizado por Teresinha Queiroz, doutora em História e professora da Universidade Federal do Piauí.
“Manoel Paulo Nunes é piauiense, nascido na cidade de Regeneração. O escritor ocupa a Cadeira 38 da Academia Piauiense de Letras (APL), é bacharel em Direito, professor e ensaísta. O livro "Conversas com M. Paulo Nunes" tem feição memorial e bibliográfica. A obra é de grande relevância para a literatura piauiense já que presta uma justa homenagem para um escritor que muito contribuiu para a cultura piauiense e cooperou com os movimentos literários. No livro podemos não só conhecer mais da história de Manoel Paulo Nunes, como também fazer um passeio histórico pela política brasileira contada sob a visão deste escritor”, explica a historiadora.
Após o lançamento do livro, o público contará com apresentação cultural do grupo Reisado do Piauí. A programação acontece a partir das 19h30 na sede do Conselho, que fica na Rua Treze de Maio, 1513, bairro Vermelha.
Para o presidente do CEC-PI, Manoel Paulo Nunes, as atividades realizadas pelo Centro Cultural da Vermelha fazem parte do propósito de exercer a política nacional de inclusão cultural. “Entendemos que um órgão de cultura, mesmo com a finalidade específica de propor normas para a execução de programas de natureza cultural, de preservação do patrimônio cultural, inclusive o edificado e o arqueológico, não pode abstrair-se da função precípua de extensão dos benefícios da cultura a todas as pessoas, como forma de inclusão social, fazendo com que esses não atendam apenas ao usufruto de uns poucos, mas se amplie toda a sociedade piauienses e brasileira”, destaca Manoel.
Conselho de Cultura oferecerá serviços de cidadania
Em um segundo momento, de 26 a 29 de novembro, de 8h às 17h, serão oferecidos atendimentos gratuitos do programa Justiça Itinerante como: expedição do Registro de Nascimento, de Carteira de Trabalho, Título Eleitoral, Alistamento Militar, Passe Livre para Idosos e Pessoas com Deficiência, Orientações sobre o Programa Bolsa Família e sobre benefícios (INSS), Serviços de Saúde, Oficina de Beleza, Exame de DNA (Gratuito/ “Projeto eu tenho Pai!”) e Casamento Comunitário.