Piaui em Pauta

-
-
O curso é destinado aos servidores do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos

DPE-PI dá continuidade à capacitação para mediação de conflitos

Publicada em 26 de Janeiro de 2016 �s 15h28


O Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania realizou o segundo módulo da capacitação voltada aos servidores da Defensoria Pública do Estado do Piauí lotados no Nuscc. Conduzido pela psicóloga e professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Ana Rosa Carvalho, o curso foi voltado especialmente para a formação social dos mediadores participantes do encontro.

“Hoje o curso vai ser voltado para os servidores participantes, de modo que eles serão levados a olhar para si. Dessa forma desenvolveremos habilidades que são extremamente necessárias para a resolução de conflitos. É um módulo mais voltado para aspectos sociais e psicológicos de modo que esses novos mediadores poderão desenvolver um atendimento mais multidisciplinar”, esclarece Ana Rosa Carvalho.

Para a professora, a mediação na solução de conflitos vai muito além do aspecto meramente jurídico desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí. “É importante salientar que a mediação, tão importante no processo de resolução dos conflitos, vai além do atendimento jurídico prestado pela Defensoria. A jurisdição é um auxílio no atendimento de confrontos e quando se vai além do aspecto jurídico, o atendimento se torna mais humano”, afirma a psicóloga Ana Rosa Carvalho.

Entre as muitas vantagens da formação multidisciplinar, Ana Rosa destaca alguns benefícios que tornarão o atendimento do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania ainda mais essencial para os assistidos da DPE-PI. “O atendimento será mais humanizado, extrapolando o aspecto jurídico, haverá o resgate do assistido enquanto o humano necessitado de uma atenção especial e principalmente, o mediador irá conhecer mais afundo o assistido da Defensoria Pública de forma que além de acolhido, ele se sentirá reconhecido enquanto cidadão social”, ressalta Ana Rosa.

Para Mauricema Holanda, assistente social do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência presente na capacitação, o curso amplia o conhecimento das técnicas de mediação que são extremamente importantes no processo de conciliação desenvolvido pelo Núcleo da Mulher. “É importante que iniciativas como essa sejam realizadas na Defensoria Pública porque elas contribuem significativamente no crescimento dos servidores da DPE-PI. Durante as formações aprendemos novas técnicas e métodos importantes para a excelência no atendimento dos nossos assistidos. O Núcleo da Mulher realiza um trabalho mais de conciliação do que de mediação entre os envolvidos, mas é necessário que nós, enquanto mediadores, tenhamos um conhecimento amplo tanto da conciliação quanto de mediação de forma a prestar uma atendimento mais completo aos nossos assistidos”, afirma Mauricema Holanda.

Débora Cunha, defensora pública e coordenadora do Nuscc, reitera a importância de tornar o atendimento do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania mais humano e menos jurídico. “O Direito sozinho limita a visão dos mediadores na resolução dos conflitos, portanto é necessário que nossos servidores tenham acesso a outras áreas tão importantes como a psicologia, pois dessa forma desenvolverão novas competências e inevitavelmente o atendimento se tornará multidisciplinar”, afirma a Coordenadora.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA