Publicada em 14 de Agosto de 2013 �s 15h42
Com a presença do governador Wilson Martins, do secretário de infraestrutura Castro Neto, da coordenadora de enfrentamento às drogas Zita Vilar e de diversas autoridades, foi inaugurado na manhã de hoje o Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida do Bairro Cidade Jardim, Zona Leste de Teresina. A partir da próxima segunda-feira, o local vai receber 25 voluntárias dependentes químicas que passarão por um tratamento que pode durar até seis meses. “Nós possuímos cerca de 40 funcionários para atender a demanda. Aqui, as internas terão acesso a médicos, psicólogos e assistentes sociais. Também terão oportunidade de se qualificarem profissionalmente o que ajudará na reinserção social”, afirmou Zita Vilar.
Mês passado, o primeiro Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida masculino foi inaugurado no Bairro Matadouro, Zona Norte da capital. Outro espaço semelhante será entregue à população em outubro deste ano e ficará localizado no Bairro Ilhotas, Zona Sul. “Essas são obras de baixo valor econômico, mas de grande importância social já que viabilizam o tratamento de usuários de drogas. Uma atitude pioneira em Teresina e louvável por parte do governador Wilson Martins”, afirmou Castro Neto.
O espaço de acolhimento feminino conta com diferentes setores como sala de computação, auditório, dormitórios, cozinha, banheiros, sala de administração e lavanderia. O piso externo que antes era de chão batido, ganhou pedra de Castelo do Piauí e as paredes brancas do muro receberam desenhos que transmitem mensagens de superação e amor.
A obra que reformou piso, paredes, instalações elétricas e hidro sanitárias custou 235 mil reais e foi executada pela Seinfra, Secretaria Estadual da Infraestrutura, com recursos do Governo do Estado.
Funcionamento A partir da próxima segunda-feira o novo espaço começará a receber as dependentes químicas que, voluntariamente, passarão por uma triagem. O tratamento pode durar até seis meses em regime fechado.
No local serão ofertados cursos de capacitação e oficinas recreativas e as internas terão acesso à médicos e hospitais da rede pública. O Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida feminino tem, além dos dormitórios comuns, berços para as dependentes químicas que possuem filhos recém-nascidos.
“Agora estamos colhendo o fruto que plantamos lá no início de nossa gestão por meio da criação do Conselho e da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas. Continuaremos dando total apoio e condições para combater esse mal que vem assombrando as famílias piauienses”, concluiu o governador Wilson Martins.