Publicada em 26 de Abril de 2013 �s 13h43
O governador Wilson Martins lançou, nessa quinta feira (25), no auditório da Secretaria da Administração (Sead), o Programa Estadual de Capacitação do Servidor Público. O programa, coordenado pela Escola de Governo do Estado do Piauí (Egepi), tem como objetivo a valorização e capacitação do servidor público, estimulando-o para que este possa desenvolver o seu trabalho de maneira eficiente e prestar um serviço de qualidade no atendimento ao cidadão. O evento marcou o retorno das ações da Egepi em caráter efetivo.
De acordo com o superintendente da Egepi, Raimundo Mendes, a Escola está trabalhando no cadastramento de instrutores e na contratação de instituições que vão auxiliar no desenvolvimento dos cursos. Na primeira etapa serão oferecidas 51 turmas entre qualificações, seminários temáticos e especializações, para um número de 1969 funcionários. Alguns cursos estão programados para ter início ainda no mês de maio.
Além da grade de cursos programados para o ano de 2013, o governador Wilson Martins autorizou mestrados e a utilização de uma plataforma de ensino a distância. “Nós temos, hoje, uma rede moderna de ensino a distância que é feita através da Secretaria da Educação via satélite. Nós ocupamos 300 pontos espalhados no Piauí todo. Então nós vamos usar esta rede em intervalos vagos para a qualificação de pessoal e de servidores do Estado”, disse o governador.
Wilson disse ainda que é fundamental ter uma rotina para que, através do programa, os servidores do Estado possam estar permanentemente tendo a oportunidade de se qualificar e de avançar no conhecimento que será transformado em bem para o povo do Piauí.
Durante o evento foi apresentada a Rede Técnica de Gestão de Qualificação de Pessoas (RTGQP), que visa garantir a operacionalização descentralizada das ações relacionadas à valorização e capacitação do servidor público. A rede é composta por servidores oriundos das secretarias, autarquias, institutos e empresas públicas, sendo dois representantes de cada órgão.
Uma equipe da Escola de Governo do Maranhão (Egma) também participou do evento, trazendo experiências e mostrando o funcionamento da RTGQP naquele Estado. Para Cássia Freitas, assessora sênior da Egma, “o agente tem um papel fundamental na rede porque é ele que vai atrair os servidores para a Escola e isso passa pela questão da motivação. Precisamos ser motivados. E o agente da rede vai funcionar como multiplicador de ações para que o servidor venha até a Escola. Ele vai ser um auxiliar, vai ser um elo entre a Escola e o servidor”.
A Egepi firmou parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que ainda este ano oferecerá dois cursos de alto padrão para servidores públicos federais e estaduais, que irão estudar juntos tendo, além do aprendizado, a interação entre os serviços. Também serão ofertados cursos de capacitação em informática para dependentes de servidores, e a inclusão desse jovem no mercado de trabalho, através de programas de oportunidades específicos.