Publicada em 30 de Setembro de 2013 �s 13h20
O governador Wilson Martins participou, nesta segunda-feira (30), da abertura do curso de formação do Programa Projovem Urbano - Conhecimento e Oportunidade para Todos, realizado através da Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), no auditório do Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. Participam da qualificação 315 educadores que vão atuar no Projovem Urbano. Eles estão sendo preparados para atender nove mil alunos distribuídos entre 45 municípios de todas as regiões do Piauí.
Durante a solenidade de abertura do curso, o governador Wilson Martins destacou entre os avanços da educação piauiense, que o Piauí foi o único estado do Brasil que ampliou o Projovem Urbano, avançando de 6 mil para 9 mil vagas. "O programa foi ampliado porque deu certo. O secretário Átila tem feito um bom trabalho em uma área nevrálgica que é a educação e a Seduc está cumprindo quase 100% das metas que traçamos no início de nosso governo para a educação", destacou.
Segundo o secretario de Educação, Átila Lira, o programa Projovem Urbano é um projeto de correção de fluxos e inclusão social porque além de fazer a formação completa no segundo ciclo do Ensino Fundamental, também prepara com uma formação inicial para o trabalho. "Nosso Centro de Formação Antonino Freire é nosso Centro de formação de Recursos Humanos da Seduc no estado e foi estruturado para atender toda rede escolar", explica o secretário, destacando que o prédio foi reestruturado e conta com biblioteca, um núcleo da universidade aberta do Piauí, dentre outros projetos que cuidam da formação dos profissionais da educação.
De acordo com o coordenador geral do Projovem Urbano da Seduc, Márcio Lira, o Projovem Urbano tem como público alvo jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram a Educação Fundamental, além de prepará-los também para reinserção no mercado de trabalho. Além da qualificação no ensino fundamental esses alunos também receberão qualificação profissional nas seguintes áreas: alimentação, construção e reparos, telemática, saúde e serviços domésticos.
Para a professora Lucimar Borges da Silva, do Município de Ribeiro do Piauí, a maior importância do Projovem Urbano é por ser uma uma forma de fazer inclusão social. "Para isso eles vão receber como incentivo uma bolsa de R$100,00", diz a professora. Já para o professor Carlos Alberto Rodrigues, de Luzilândia, a maior importância é por resgatar os que não tiveram condições de estudar no período certo.
Na ocasião o governador Wilson Martins, visitou as instalações Centro de Referência Antonino Freire e os projetos desenvolvidos como as instalações onde vai funcionar o polo da Universidade Aberta do Piauí em Teresina; o Progestão Online, o Projovem Campo - Saberes da Terra e a especialização de Jovens e Adultos do Campo.
Municípios contemplados 1. Alegrete 2. Anísio de Abreu 3. Barra D'Alcântara 4. Beneditinos 5. Bom Jesus 6. Cajueiro da Praia 7. Campo Alegre do Fidalgo 8. Campo Maior 9. Cocal 10. Colônia do Piauí 11. Dom Inocêncio 12. Eliseu Martins 13. Esperantina 14. Fronteiras 15. Floriano 16. Ilha Grande 17. Inhuma 18. Ipiranga 19. Isaías Coelho 20. Landri Sales 21. Luzilândia 22. Isaias Coelho 23. Marcos Parente 24. Monsenhor Gil 25. Monsenhor Hipólito 26. Monte Alegre 27. Oeiras 28. Parnaíba 29. Parnaguá 30. Paulistana 31. Pedro II 32. Picos 33. Pio IX 34. Piracuruca 35. Piripiri 36. Redenção do Gurguéia 37. Ribeira do Piauí 38. Rio Grande do Piauí 39. Santo Inácio do Piauí 40. São Pedro do Piauí 41. São Raimundo Nonato 42. Simplício Mendes 43. Sussuapara 44. Teresina (prisional) 45. Uruçuí 46. Valença