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A Sefaz realizou o Seminário para capacitar gestores e melhorar o desempenho dos

Governo investe em capacitação para melhor desempenho dos servidores

Publicada em 17 de Setembro de 2012 �s 15h11


Investir em capacitação para melhorar o desempenho dos gestores, servidores e da própria Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) para cada vez mais atender melhor à sociedade, é uma prioridade de Governo do Estado. É por isso que a Sefaz está se modernizando e investindo em cursos de qualificação. O primeiro passo foi a realização do seminário “Liderando Mudanças: práticas e atitudes do líder”, promovido no último final de semana.

Segundo a Analista de Recrutamento e Seleção de Pessoas, Sara Hernandez, uma das palestrantes do seminário, é fundamental, para o sucesso de uma organização pública e para o reconhecimento da sociedade, investir nesse tipo de capacitação. “Primeiro, pela troca de vivência e experiência que possibilita, algo que os cursos à distância não permitem, até mesmo pela falta de contato entre as pessoas. Segundo, porque nesse tipo de evento as pessoas têm uma visão mais ampla da organização e ainda conhecem novas ferramentas para desempenhar melhor uma gestão administrativa nas organizações. Isso tanto é importante para aprimorar o desempenho das pessoas como da própria organização”, comenta a psicóloga.

Durante a palestra que ministrou sobre “Relações Interpessoais e Gestão de Conflitos”, Sara destacou também a necessidade dos gestores valorizarem a competência dos servidores como fonte de valor para o individuo e para organização pública, o que, segundo ela, envolve uma “combinação sinérgica” de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressa pelo desempenho de cada servidor no contexto organizacional. “E essa competência deve ser entendida não apenas como o conjunto de habilidades e atitudes necessário para exercer determinada atividade, mas também como o desempenho expresso pela pessoa em determinado contexto, em termos de comportamentos e realizações decorrentes da mobilização e aplicação dos conhecimentos, habilidades e atitudes no trabalho”, explica Sara.

Em relação à gestão de conflitos, a analista de Recrutamento e Seleção de Pessoas ressaltou a importância da percepção do gestor para identificar a existência de conflito no ambiente de trabalho. “Primeiro ele deve saber qual o conflito existente e depois partir para uma negociação. Para isso, é fundamental que ele perceba e conheça sua equipe. É preciso ressaltar que ao perceber e saber como lidar com esse conflito, o gestor pode usar essa divergência de opiniões para estimular a inovação, a criatividade e o crescimento do servidor, uma vez que o conflito também tem o lado positivo de poder gerar aquisição de novos conhecimentos e capacidades”, enfatiza Sara.

Ela ainda destacou a importância da valorização do trabalho de equipe e entre equipes, das mais diversas áreas, para o sucesso da organização pública. “Segundo o autor Goleman, a capacidade emocional do líder, assim como sua capacidade de administrar conflitos, é determinada por suas habilidades individuais e capacidade de influenciar os membros de sua equipe de trabalho. As organizações públicas estão reconhecendo hoje esse valor, por isso estão investindo em ferramentas, a exemplo dos cursos de qualificação, para melhorar essa relação interpessoal e o desempenho da própria organização”, ressalta a psicóloga.



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Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
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