Publicada em 27 de Novembro de 2013 �s 11h54
Com o objetivo de fortalecer e incentivar o incremento das pesquisas no Piauí, o Governo do Estado, através da Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), investirão o equivalente a 3 milhões e duzentos mil reais nos programas Primeiros Projetos e Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem), a serem implantados no início de 2014.
Até o fim dezembro, a Fapepi lançará os editais para selecionar os projetos beneficiados pelos dois programas. Pela primeira vez, o Piauí insreve para o Programa de Apoio a Núcleos Emergentes que visa financiar a execução de projetos de grupos emergentes e também consolidar as linhas de pesquisa prioritárias, induzindo à formação de novos núcleos de excelência no Estado e valorizando pesquisadores com larga experiêcia no desenvolvimento de projetos locais.
Já o edital do Programa Primeiros Projetos tem como objetivo atrair e motivar jovens cientistas e pesquisadores, através do apoio ao desenvolvimento de projetos inovadores, gerando suporte à fixação desses jovens e à nucleação de novos grupos de pesquisa.
Para a presidente da Fapepi Bárbara Melo, os investimentos feitos em pesquisa no Estado não têm passado despercebios pelos pesquisadores e só comprovam a seriedade e compromisso assumido pelo Governo no desenvolvimento da pesquisa no Piauí. “Os pesquisadores têm ciência da seriedade da seleção para os programas e que o mérito cientifico sempre prevalece. Além disso, os investimentos têm crescido bastante. Para 2014, o valor destinado para pesquisas é muito significativo” pontua Bárbara.
Além desses dois editais, está previsto para fevereiro, o lançamento de seleção para programas piauienses de pós-graduação que dão suporte, através de bolsas, para pesquisadores.
Divulgação de Resultados
A Fapepi também estará divulgando agora em dezembro o resultado da seleção do Programa de Desenvolvimento Cientifico Regional (DCR). A expectativa é que sejam contemplados 21 pesquisadores brasileiros para desenvolverem pesquisas no Piauí.
O objetivo do programa é fixar e estimular recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de pesquisa no estado, evidenciando ainda a diminuição das desigualdades em todas as regiões do Brasil. A bolsa tem prazo de vigência de 36 meses, a chamada é realizada em parceria com o CNPq.