Publicada em 13 de Março de 2013 �s 17h40
O governador Wilson Martins implantou, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Fortalecimento da Piscicultura no Estado e da Agricultura Familiar nos municípios piauieneses. Ao todo já foram investidos mais de R$ 5 milhões na implatação desses projetos. Frota de tratores e barcos motorizados foram entregues a gestores municipais e representantes de colônias de pescadores e agricultores no Palácio de Karnak. O Projeto conta com a parceria do Programa de Geração de Renda (Progere), Banco Mundial, Governo do Estado e Secretaria do Desenvolvimento Rural.
Entre as cidades beneficiadas com os projetos estão Alagoinha, Pio IX, São Raimundo Nonato, Santo Antonio de Lisboa, Monsenhor Hipolito, Jaicós e Francisco Santos. Os prefeitos destes municípios ganharam cada um trator das mãos do governador. Os barcos motorizados para o incentivo à piscicultura foram entregues através de critérios estabelecidos como, por exemplo das barragens que possuem maiores volumes de água. “Este é um dos critérios estabelecidos pelo Governo, que vem trabalhando muito pela piscicultura no Estado, investindo a maior quantidade de recursos de todos os tempos”, afirma o secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins.
Serão entregues 10 kits para piscicultores das regiões beneficiadas através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), num valor de R$ 2.361.786,60. Cada kit possui tanques-redes e acessórios variados. Os municípios de Patos (Barragem Marruá), Francisco Macedo (Barragem Estreito) e Conceição do Canindé (Barragem Pedra Redonda), e posteriormente, Pio IX (Barragem Piaus), Oeiras (Barragem Salinas), Curimatá (Barragem Algodões II) e Piracuruca (Barragem de Piracuruca) receberão cada qual 100 tanques-redes e outros acessórios a mais, tudo custeado pelo Governo do Estado.
Na solenidade de lançamento dos projetos, onde diversas autoridades entre prefeitos, deputados, secretários e líderes comunitários dos municípios estiveram presentes, alguns manifestaram a satisfação por terem sido contemplados. “Queremos dizer da alegria que sentimos neste momento pela sensibilidade do governador Wilson Martins em implementar este grandioso projeto, dando a nós total assistência e possibilidade para desenvolvermos nossas atividades”, disse Valcy Pereira, da Colônia de Pescadores e Agricultores de Conceição do Canindé.
O governador Wilson Martins falou que o Estado precisa avançar no tocante às atividades voltadas para a piscicultura. “Não se justifica, ainda nos dias de hoje, o Piauí ser tão rico em recursos hídricos e os piauienses terem pouco acesso a essa atividade importantíssima para a pujância da economia do nosso Estado”, constatou Wilson Martins.
O chefe do executivo disse que irá focar os esforços também na safra familiar, aumentando a produtividade de milho e feijão por exemplo. Outro foco do governador é o incentivo à prática da cajucultura no estado do Piauí. “Vamos entregar equipamentos necessários que serão fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar em todo o interior do Estado”. Lembra que neste momento de seca e estiagem que vive o povo piauiense, fortalecer o projeto é mais que necessário. Mudas serão distribuídas pelo Estado para o plantio do caju. Os gestores municipais não gastarão nada.