Publicada em 08 de Setembro de 2015 �s 15h48
Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) estarão reunidos com empresários que atuam em diversos setores na manhã desta quarta-feira (9), no Metropolitan Hotel, para apresentar alternativas de investimento em Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação (CT&I) através no Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico-Científico do Estado do Piauí (Fundes).
No dia 1 de junho deste ano, o Fundes foi regulamentado através do decreto Nº 16.040, assinado pelo governador Wellington Dias. Com a regulamentação, o Fundo será gerido por um Conselho Diretor vinculado à Fapepi, que exercerá a Secretaria-Executiva do Fundo, com atribuições de natureza técnica, administrativa, financeira e contábil necessárias à gestão.
Para o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, essa reunião é mais uma iniciativa de articulação entre o Governo do Estado, através da Fapepi, com a academia e o setor produtivo e empresarial. “Esse encontro é importante para que possamos ampliar as parcerias estratégicas. Vamos ouvir os empresários e entender suas demandas por pesquisa, além de averiguar o que eles têm a oferecer”, ressalta.
Entre os objetivos do Fundes está o intercâmbio de pesquisadores nacionais através de bolsas de estudo e o estimulo à criação de alianças estratégicas e projetos de cooperação entre empresas piauienses, incubadoras de empresas e instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, cuja atividade de pesquisa gere produtos e/ou processos inovadores.
O diretor técnico-científico da Fapepi, Albemerc Moraes, destaca os pontos que devem ser discutidos no encontro: “inicialmente iremos apresentar as ações da Fapepi e em seguida mostrar quais as vantagens de investimento no Fundes. Esse primeiro contato com os empresários é importante para que possamos conseguir recursos para alavancar o Fundes, e dessa forma elevar o campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Estado a um novo patamar.”
A assessora jurídica da Fapepi, Helflida Rocha, comenta sobre as vantagens de se investir no Fundes: “através dele, as empresas podem aplicar recursos em pesquisas de forma menos burocrática, com menos custos, mais eficiência, rapidez e rentabilidade, além de gozar de incentivos fiscais pelos investimentos em CT&I.”