Publicada em 13 de Abril de 2015 �s 11h20
A Defensoria Pública do Estado do Piauí recebeu, na última sexta-feira (10), a visita dos professores Jesus Sabariego, que é espanhol, e Pierre Guibentife, natural da Suiça. Os dois são renomados profissionais da área de Direitos Humanos e se encontravam em Teresina como palestrantes do Congresso Internacional de Direitos Humanos, que foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A visita foi acompanhada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, Campêlo Filho.
Os dois professores visitaram as instalações da Casa de Núcleos da Defensoria, onde foram recepcionados pela defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, pelo subdefensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, pelos integrantes do Conselho Superior da DPE- PI, conselheiros José Weligton de Andrade, corregedor geral da Instituição; Sara Maria Araújo Melo; Igo Castelo Branco Sampaio e Humberto Brito Rodrigues. Também recepcionaram os visitantes, o presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Batista Viana do Lago Neto, o ouvidor geral da DPE-PI, Roberto Melado Cordeiro Júnior, e os defensores públicos Eric Leonardo Pires de Melo, Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Ana Patrícia Paes Landim Salha, Lia Medeiros do Carmo Ivo, Armano Carvalho Barbosa, Patrícia Monte Feitosa e Alynne Patrício de Almeida Santos, respectivamente chefe de Gabinete e diretora pedagógica da Escola Superior da Defensoria Pública.
A visita teve por objetivo conhecer como funciona a Defensoria, especialmente no que se refere à adoção de políticas voltadas para o reconhecimento e valorização dos direitos humanos. Ao recepcionar os visitantes, a defensora pública geral, Hildeth Evangelista, destacou a sua satisfação. "É uma honra poder contar com a presença de vocês aqui", destacou e, juntamente com os demais defensores presentes, discorreu sobre o trabalho da Defensoria Pública, as atribuições do Conselho Superior e de cada órgão de execução, destacando que a Instituição hoje busca inserir a prática dos direitos humanos em todas as suas esferas. "Embora tenhamos nossas especificidades de atendimento, somos todos defensores dos direitos humanos", pontuou o defensor público Igo Castelo Branco Sampaio, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da DPE-PI.
Os dois visitantes se mostraram empolgados com o trabalho da DPE-PI. Para o professor Jesus Sabariego, a Instituição está à frente de similares em outros países em muitos aspectos. "Não conheço uma Instituição tão democrática na Espanha. É um verdadeiro sonho. Estamos anos luz atrás, não só pela estrutura, mas pela organização, pela visão dos Direitos Humanos. Vocês são um exemplo e estão de parabéns", afirmou. O professor Pierre Guibentif, que muito questionou sobre a atuação dos defensores públicos, também demonstrou satisfação. "Noto que a proximidade com os movimentos sociais tem tido um peso determinante no trabalho de vocês, mas noto que a própria categoria contribuiu muito para esta dinâmica de proximidade com o cidadão de uma forma fantástica", afirmou.
O professor Jesus Sabariego é bacharel em Filosofia e doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento com uma tese sobre os movimentos sociais, os direitos humanos e a democracia participativa. Professor universitário e pesquisador em Ciência Política e Sociologia e técnico superior na área da cooperação para o desenvolvimento e promoção social e cultural. Tem trabalhado como professor e pesquisador, principalmente em universidades da América Latina, o Brasil de forma proeminente e Europa. Já coordenou superiores projetos de cooperação técnica para a ONU e União Européia. Atualmente, como um pesquisador independente, desenvolveu uma pesquisa comparativa sobre o movimento dos "Indignados" na Europa.
O professor Pierre Guibentif é professor associado com agregação no ISCTE-IUL e professor associado convidado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em direito (1977) e sociologia (1979), mestre em direito (Universidade de Genebra, 1982), diploma (brevet) de advogado (Genebra, 1988). Doutorado em Direito pela Universidade de Genebra (1995) e tem, entre outras responsabilidades acadêmicas, atividades como coordenador do Comité de recherches Études socio-juridiques - Sociologie du droit, da Association internationale des sociologues de langue française; sendo ainda responsável do sítio web do Research Committee on Sociology of Law, da Associação Internacional de Sociologia. Foi diretor científico do Instituto International de Sociologia Jurídica de outubro de 1998 a julho de 2000. Possui livros e artigos publicados.