Publicada em 19 de Agosto de 2011 �s 22h22
A informação é de deputado estadual João de Deus (PT), um dos líderes do movimento.
O deputado João de Deus afirmou que o outro movimento, o da divisão do Piauí, está há 16 anos com seu processo em andamento e deve ser aprovado neste semestre pelo Congresso Nacional a realização de plebiscito para a população decidir se é a favor ou contra a divisão e pela criação do estado do Gurgueia.
“A realização do plebiscito está entrando na pauta para ser votada no Senado”, declarou João de Deus, que é a favor da realização do plebiscito.
Ele disse que para a população não ser pego de surpresa foi iniciado o movimento dos que defendem o Piauí.
Ele disse que o Movimento Piauí Unido quer lançar agora um site, reformar a Comissão Executiva do Movimento e continuar identificando mais lideranças que nos últimos dias se manifestaram a favor da unidade do Piauí.
Segundo ele, vai ser articulada uma Frente Única em Defesa do Piauí.
O deputado federal Nazareno Fonteles (PT) disse que é contra a divisão do Piauí há 20 anos.
Nazareno Fonteles afirmou que em 1991, quando era deputado estadual, promoveu um Fórum de Debates. Quanto era candidato a governador, em 1994, em Corrente, defendeu que o Piauí deve ficar unido.
“Ao longo desses anos eu defendi a unidade do Piauí, era uma voz solitária e questionada. Hoje me alegra todo esse movimento e as pessoas compreenderem de que não tem sentido em ampliar estruturas intermediária. Nós temos a União e os municípios. Uma coisa é criar municípios, e eu ajudei, como deputador a criar 37, mas o Estado é para criar programas maiores”, disse Nazareno Fonteles.
O compositor e cantor Lázaro do Piauí disse que dividir o Piauí é dividir a identidade dos piauienses.
O presidente da Furpa (Fundação Rio Parnaíba), Francisco Soares, declarou que é contra a divisão do Piauí porque o maior patrimônio ambiental e arqueológico do Estado está na região onde os divisionistas querem criar o Estado do Gurgueia.
“Estão lá os Parque Nacional Serra da Capivara, das Nascentes do Rio Parnaíba e da Serra das Confusões e o futuro Parque Nacional Serra Vermelha. Lá nós temos a maior biodiversidade e maior fauna do Nordeste, temos os maiores Cerrados, caatinga e Mata Atlântica do Nordeste. Dividir o Piauí seria empobrecer um Estado rico. Em vez de dividir a pobreza, temos que socializar as riquezas”, falou Francisco Soares, que é conselheiro do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente)..
“Eu acho essa proposta de divisão do Piauí um absurdo, não tem nenhum sentido. Nós temos toda uma formação histórica e uma engenharia social que tem que ser mantida”, declarou o artista plástico e escritor Joca Oeiras.