Publicada em 18 de Dezembro de 2012 �s 09h33
Através de promoções de oficiais, bem como de investimentos na infraestrutura dos batalhões e aquisição de equipamentos modernos, o Governo do Estado tem melhorado as condições de trabalho dos policiais militares piauienses. Ações estas que têm repercutido no aumento dos atendimentos à população, assim como na sensação de segurança junto às comunidades.
Segundo dados do Sistema de Atendimento e Despacho da Polícia Militar, a PM realizou 66.462 atendimentos à população no ano de 2012. A contagem leva em conta os meses de janeiro a outubro. Se comparado ao ano passado, quando foram realizados 57.326 atendimentos durante todo o ano de 2011, há um aumento de pelo menos 14% no número de casos assistidos pelos policiais.
Para o major Edson Júnior, chefe do Centro de Monitoramento e Controle Operacional da PM, o crescimento no número de atendimentos não implica no aumento da criminalidade, mas sim das condições de atuação que a Polícia dispõe. “Hoje estamos atuando com mais eficiência e eficácia, pois as condições estruturais e motivacionais melhoraram. Temos mais policiais nas ruas, integração das Polícias, o Ronda Cidadão e o policiamento comunitário, as câmeras do Guardião Eletrônico, entre outros”, enumera.
A média de atendimentos por batalhão é de 7,385 ocorrências, sendo que o horário de pico é das 18h às 0h, principalmente aos domingos. De acordo com os dados do sistema de atendimento, os bairros que concentram o maior número de casos em ordem decrescente são: Santa Maria da Codipi, Dirceu, Promorar, Avenida Frei Serafim e Mocambinho.
“Os casos mais frequentes são de averiguação de atendimento, suspeita, briga/rixa, ameaça e roubo a transeunte. Contudo, o sistema também armazena informações referentes à quantidade de roubos por carro, trotes, entre outras estatísticas”, ressalta major Edson Júnior, ao comentar que o sistema de monitoramento gera informações completas, que auxiliam à Polícia a ter mais controle das ações que estão sendo executadas.