Publicada em 09 de Outubro de 2015 �s 08h42
Durante dois dias, quarta (07) e quinta-feira (08), pesquisadores apresentaram resultados de pesquisas no Seminário de Avaliação Final dos Projetos de Pesquisa PPSUS-Piauí 2015. O evento foi promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Secretária de Estado da Saúde (Sesapi), Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A coordenadora de Informação e Saúde da Secretaria da Saúde do Piauí, Zenira Martins, esteve presente durante o evento como consultora especialista. Ela destaca a importância da proximidade entre academia e gestão pública para a melhoria da saúde no estado, por meio do fornecimento de dados por vezes desconhecidos obtidos nas pesquisas.
"Foram discutidos temas bastante relevantes como a questão da hipertensão, da diabetes, da mortalidade de mulheres em idade fértil, das hepatites, dentre outros que nos mostraram que precisamos fazer uma gestão conjunta com as secretarias municipais de saúde porque as vezes temos situações desconhecidas. Foi o caso da subnotificação dos casos de hepatites virais e de doenças sexualmente transmissíveis no sistema prisional do estado. Todas as pesquisas que foram apresentadas aqui serão de grande importância na execução de políticas públicas", conclui a coordenadora.
No segundo dia do evento, os resultados finais dos trabalhos científicos de sete pesquisadores na área/tema “Vigilância e Atenção em Saúde” foram avaliados por uma banca composta pelo consultor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit), doutor José Eloy dos Santos Júnior, e por consultores especialistas do Piauí e de outros estados do Nordeste.
Um dos projetos de pesquisa apresentado e avaliado foi “Ocorrência de hepatites virais em Teresina-Piauí, 2012-2013: Subsídios para implantação de um Sistema de Vigilância Laboratorial”, coordenado pelo professor doutor em Ciências Médicas, Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas. “O PPSUS é importante, porque ele oportuniza que pesquisadores locais tenham acesso a auxilio financeiro para desenvolver estudos de importância para a região, tanto para o município de Teresina quanto para o Piauí como um todo”, declarou Márcio Mascarenhas.
A pesquisadora Paloma Cavalcante Bezerra de Medeiros, que apresentou os resultados do estudo “Transversalizando neuropsicologia e saúde mental: Avaliação e intervenção com idosos”, frisou os pontos positivos da pesquisa e a importância do Programa. “Quero agradecer a Fapepi pelo apoio dado a esse projeto, que para mim foi riquíssimo no sentido de envolver e impactar políticas para o SUS, envolver vários alunos de iniciação científica, produzir trabalhos na temática. Para mim, foi um projeto no qual eu pude contemplar algumas hipóteses que já haviam sido contempladas na literatura, que é o fato da atividade física trazer benefícios para o envelhecimento saudável. Nós temos que pensar também em outras ferramentas que podem ser implementadas no SUS para que possamos ter esse envelhecimento mais saudável”, comentou a pesquisadora.