Entre uma foto de um amigo e uma piada do colega da época do colégio, um anúncio no feed do Twitter é promovido da mesma forma que, logo embaixo do aviso de quem aniversaria, no Facebook aparecem várias publicidades anunciando desde namoro on-line até venda de carros. Uma pesquisa mostrou que apesar de aparecerem de forma constante, o efeito dos anúncios nas redes sociais é insatisfatório.
De acordo com a pesquisa do instituto Gallup, apenas 5% dos entrevistados afirmam que a mídia social tem uma grande influência sobre os seus hábitos de compra. Enquanto isso, 62% dos americanos dizem que as publicidades nas redes sociais não possuem nenhuma relação com o que compram, 30% diz que possui alguma influência e 3% não souberam responder.
— Uma maioria importante dos adultos norte-americanos afirmam que as redes sociais não possuem nenhum influência em suas decisões de compra, o que sugere que a publicidade pode estar chegando em segmentos menores do mercado, ou que a influência sobre os consumidores é indiretas ou até passa desapercebida — conclui a pesquisa.
As formas tradicionais de venda como exibição em vitrines, comerciais de televisão e catálagos mostraram-se mais efetivos do que o Facebook ou o Twitter na hora de comprar. Entretanto, os investimentos nesta forma de anúncio aumentaram nos últimos anos. Segundo o instituto, empresas americanas gastaram U$ 5 milhões em publicidade em mídias sociais em 2013. Somente o Facebook, gerou US $ 7 bilhões em receita publicitária no ano passado em todo o mundo.
Uma vez que a pesquisa mediu o sentimento das pessoas e não o seu comportamento, é possível que as pessoas sejam influenciadas por anúncios sociais e elas simplesmente não sabem disso ou não reconhecem. Entretanto, ao serem perguntados por qual motivo utilizam o Facebook ou o Twitter, 94% afirmou que para se conectarem com amigos ou familiares e somente 20% afirmou que era para escrever sobre algo novo que está acontecendo ou fazer um comentário sobre algum produto.