Publicada em 25 de Julho de 2013 �s 11h28
O Piauí já conta com seu primeiro centro de acolhimento público a dependentes de drogas. O governador Wilson Martins inaugurou, nesta quinta-feira (24), o Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida para dependentes químicos, localizado no bairro Matadouro. A casa tem capacidade para atendimento de 30 homens com idade acima de 18 anos e oferece, além de abrigo e alimentação, atendimento com equipe multidisciplinar voltada ao tratamento, reinserção social e capacitação profissional dos usuários.
O Espaço foi construído na sede do antigo Centro Social Urbano do bairro Matadouro, que foi totalmente reformado, ampliado e ganhou estrutura acessível e climatizada. Foram recuperados ou construídos espaços como quartos, refeitório, banheiros, cozinha, ambulatório, área de lazer e capacitação profissional. O investimento na reforma foi de R$ 218,8 mil, oriundos do Tesouro Estadual.
"Esse é o início da concretização de um sonho. Estamos entregando a primeira casa de acolhimento pública para dependentes químicos no Piauí; é, sem dúvidas, um momento muito importante. As pessoas que buscarem o acolhimento serão recebidas com dignidade, como cidadãs, e receberão atendimento de equipe multidisciplinar", afirmou Wilson Martins.
Segundo o governador, o enfrentamento às drogas é um dos pontos mais críticos da atuação do Estado. “Devemos envolver toda a sociedade nesse processo. O enfrentamento às drogas é uma política de Governo com ações em várias frentes, inclusive acolhimento e ressocialização”, disse Wilson Martins, ressaltando a necessidade do envolvimento das famílias das pessoas atendidas no Espaço para que sua recuperação possa ser mais célere e sólida.
Atendimento
O espaço terá funcionamento 24 horas e será gerenciado pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas. Para serem atendidos, os dependentes químicos devem se dirigir voluntariamente ao Espaço de Acolhimento, que fica localizado à Rua Balsas, 910, bairro Matadouro, Zona Norte de Teresina.
No local, os usuários contarão com apoio de aproximadamente 40 profissionais, entre psicólogos, assistente social, enfermeiros, capacitadores, além de um grupo de técnicos.
Segundo Zita Vilar, coordenadora estadual de Enfrentamento às Drogas, no local serão desenvolvidas atividades que envolvem diversos órgãos do Governo do Estado, como Secretaria Estadual da Educação, Secretaria Estadual da Saúde, Coordenadoria Estadual da Juventude, Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo.
Espaços Feminino e Preventivo
Durante a solenidade, o governador Wilson Martins destacou que serão entregues já no início do mês de agosto os Espaços de Acolhimento dos bairros Ilhotas (Preventivo, onde serão realizadas atividades especialmente para crianças e adolescentes) e Cidade Jardim (Feminino). Está em reforma ainda um espaço semelhante no Centro da cidade, também com foco na prevenção do envolvimento de crianças e adolescentes com as drogas.
Homenagem
O secretário estadual da Infraestrutura, Castro Neto, solicitou ao governador Wilson Martins a renomeação do local para Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida Francisco Carneiro, em homenagem ao engenheiro da Seinfra responsável pela obra e falecido recentemente. A solicitação foi aceita pelo governador, que ressaltou o compromisso de Francisco Carneiro com o serviço público e com a qualidade das obras entregues à população, através da Seinfra.