Publicada em 07 de Agosto de 2012 �s 13h01
Programa Xadrez na Escola (Foto:Divulgação)
Há quem o considere como esporte. Por outro lado, há aqueles que o veem como distração. Contudo, o que se tem de concreto é o fato do xadrez estimular o raciocínio e a aprendizagem de quem o pratica. No Piauí, por exemplo, a prática do xadrez foi implantada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) em 100 escolas públicas da capital e do interior, por meio do Projeto Xadrez na Escola.
Segundo Felinto Ribeiro, supervisor do programa no Estado, o xadrez é ofertado nas escolas como disciplina opcional, havendo desde aulas teóricas e práticas, até a realização de torneios entre os estudantes. “Os professores realizam disputas interclasses, competições regionais e entre as escolas estaduais, além de enviar alunos para representar o Piauí nas competições nacionais”, enumera o supervisor ao comentar que ainda esta semana será realizada a seleção dos alunos que vão representar o Estado num campeonato nacional.
Para que a escola receba o programa, basta que os diretores enviem uma solicitação à Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria Estadual da Educação. Em seguida, a equipe técnica da Seduc realiza uma capacitação com os professores, deixando-os aptos para repassar o conhecimento do jogo aos alunos. Também são enviados para a escola todo o material utilizado nas aulas, tais como tabuleiro, material didático, livros de xadrez, entre outros acessórios.
O programa Xadrez na Escola visa proporcionar aos alunos das escolas da rede pública estadual de ensino, condições para desenvolver as habilidades cognitivas, mediante a aprendizagem do jogo de xadrez, ampliando as capacidades de memorização, raciocínio lógico-dedutivo, resolução de problemas, imaginação espacial, bem como a criatividade.
A ação é desenvolvida a partir de uma parceria entre o Governo Federal e Estadual, além do Ministério dos Esportes. O programa funciona no turno contrário ao das aulas do estudante, sendo que cada professor recebe uma bolsa para ministrar as aulas. Os encontros são realizados duas vezes na semana, com duração de uma a duas horas.