Piaui em Pauta

-
-
Com 21 contratações, Fluminens

Com 21 contratações, Fluminense é um dos clubes da Série A que mais trouxe jogadores em 2019.

Publicada em 22 de Julho de 2019 �s 11h54


Com caixa curto para investimentos no futebol, o Fluminense tem buscado soluções alternativas para trazer reforços e repor peças ao elenco ao longo de 2019. A primeira é apostar em atletas sem espaço em outros clubes para trazê-los por empréstimo, como é o caso de Wellington Nem, anunciado na última quinta-feira. Outra opção é tentar a liberação sem custos ou após a rescisão do jogador com o antigo clube. Assim vieram nomes como Nenê, Muriel e Paulo Henrique Ganso.

» Siga-nos no Twitter

Ao todo, foram 21 contratações para 2019. Usando estas duas estratégias, o Fluminense, mesmo com as condições financeiras desfavoráveis, montou seu elenco para a temporada após perder muitas peças e foi trazendo reforços pontuais para repor as diversas saídas que teve ao longo do ano (dos 32 jogadores que se apresentaram para a pré-temporada, 13 já deixaram o clube).

Com a quantidade de aquisições, o Tricolor é o quarto clube da Série A que mais contratou para 2019. Perde apenas para o CSA, que trouxe 41 novos nomes para a temporada, e Ceará e Fortaleza, que trouxeram 22. A fórmula, no entanto, não é sinônimo de sucesso. Os líderes do ranking estão mal colocados na tabela do Brasileirão, enquanto os melhores do campeonato são justamente os clubes que mantêm seus elencos e trazem reforços pontuais.

Há também os casos específicos de jogadores que já estavam no clube em 2018 e tiveram a sua permanência acertada, como Marlon (comprado junto ao Criciúma), Digão (emprestado pelo Cruzeiro), Airton (novo contrato) e Dodi (assinou após encerrar vínculo com Criciúma).

Dos 21 novos contratados, o Fluminense apostou em tiros curtos de uma temporada. Ou seja, contratos de um ano apenas. Tratou-se de uma opção de Pedro Abad, ex-presidente do clube, por estar em seu último ano de gestão. A exceção à política foi Ganso, que assinou por cinco temporadas.

Ao assumir em junho nas eleições antecipadas, o novo presidente Mário Bittencourt já indica uma mudança de postura. Das três contratações que fez até o momento, duas foram em definitivo e por mais de um ano: Nenê (dez/2020) e Muriel (dez/2022). Wellington Nem veio por empréstimo.

Até o fim de 2019, o mandatário terá o desafio de montar o elenco para a próxima temporada, buscando manter quem se destacou, exercendo a opção de compra definitiva ou renovando empréstimos no caso de jogadores de outros clubes, ou assinando novos contratos com os que têm vínculo com o Tricolor.

Manter os destaques é o desafio
Da lista, os que mais se destacaram foram: Allan, Caio Henrique, Ganso, Matheus Ferraz e Yony González, titulares de Fernando Diniz. Agenor e Nino foram outros que também se firmaram no time. Desses nomes, apenas Matheus Ferraz, que renovou, e Ganso possuem contratos mais longos.

Nos demais casos, a diretoria Tricolor terá que trabalhar pela permanência dos atletas. Yony, por exemplo, pertence ao Flu e já pode assinar pré-contrato com outro clube por estar a menos de seis meses do fim de seu vínculo. Os outros citados estão emprestados e suas continuidades dependerão também do interesse de seus times de origem.

Na lista de contratados para 2019 há também apostas que ainda não emplacaram, como os atacantes Kelvin e Ewandro e os meias Léo Arthur e Guilherme, pouco utilizados por Diniz, além do zagueiro Léo Santos, que lesionou o joelho e precisou operar.

Três contratados já deixaram o clube
E há também casos de atletas que já até deixaram o clube. O jovem atacante Luis Felipe, de 21 anos, chegou como parte de um "projeto de maturação de jogadores", não foi aproveitado pelo elenco principal e seguiu para a Cabofriense. O também atacante Mateus Gonçalves, apelidado de raio quando jogou no Sport, teve uma passagem relâmpago e foi emprestado ao Ceará. Ex-Cruzeiro, o lateral-direito Ezequiel foi outro que não emplacou e foi emprestado ao Bahia.

Tags: Com 21 contratações, - Flumenense

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI