Diante do pior público Campeonato Brasileiro 2012 até o momento, Atlético-GO e Portuguesa se enfrentaram pela 23ª rodada. As duas equipes tentaram a vitória, mas decepcionaram os 891 torcedores que pagaram o ingresso e compareceram ao Serra Dourada na noite de domingo. O empate de 1 a 1 aumentou o drama e complicou ainda mais a vida do Dragão, que não vence há cinco jogos e segue na lanterna, com 17 pontos. Já a Lusa permanece na 11ª colocação, com 29.
O Engenhão, local do confronto entre Botafogo e Náutico, foi o palco do golaço e do frango da rodada. O entrosamento entre Andrezinho e Elkeson foi decisivo para a vitória do Glorioso por 3 a 1. Antes do primeiro minuto de jogo, o meia Elkeson, que virou o principal atacante na equipe de Oswaldo de Oliveira, abriu o placar com um golaço de letra, o segundo gol mais rápido deste Brasileirão. Na segunda rodada, Lincoln, do Coritiba, marcou aos 29 segundos da etapa inicial na derrota por 3 a 2 para o próprio Botafogo. Já o frango ficou por conta do goleiro Gideão, do Timbu, que aceitou um chute sem muita força de Andrezinho. saiba mais Corinthians vence o Grêmio e atrapalha mais um dos líderes Confira detalhes da 21° rodada do Brasileirão Confira detalhes da 20° rodada do Brasileirão Confira detalhes da 19° rodada do Brasileirão Confira detalhes da 18° rodada do Brasileirão Leia mais sobre Brasileirão
Suspenso pelo STJD, o meia Bernard já se preparava para acompanhar de casa o duelo entre Atlético-MG e Palmeiras. No entanto, um efeito suspensivo fez a jovem revelação entrar em campo e decidir o jogo para o Galo, no Independência. Com dois gols do jogador, o time mineiro venceu o Palmeiras por 3 a 0 e se manteve na cola do Fluminense. Outro que teve papel de destaque na vitória do Alvinegro foi o goleiro Victor. Aos 42 minutos da etapa final, o camisa 83 fez grande defesa após lançamento da direita. Além desta, o arqueiro fez mais quatros defesas difíceis. Pelo Palmeiras, o chileno Valdivia teve dificuldades para se desvencilhar da forte marcação da equipe adversária e sofreu 10 faltas.
Na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, 53 cartões (48 amarelos e cinco vermelhos) foram mostrados pelos árbitros. No Beira Rio, o duelo entre Internacional e Fluminense (vitória de 1 a 0 para o Tricolor) contribuiu bastante para a conta. O árbitro Wilton Sampaio foi quem mais puniu os indisciplinados. Ele advertiu 11 jogadores - três (Nei, Fabrício e Leandro Euzébio) foram expulsos. Pelo time da casa, Dagoberto ainda protagonizou o drible mais bonito da rodada. Com cinco desarmes, Elton foi responsável pelo maior número de roubadas de bola ao lado de Willian (Coritiba), Paulo Miranda (São Paulo), Adriano (Santos), Douglas (São Paulo), Elton (Internacional) e João Vítor (Palmeiras).
Na luta por uma vaga no G-4, o Botafogo recebeu o Náutico, e o meia-atacante Elkeson tratou de facilitar a vida do Alvinegro logo aos 54 segundos de jogo. Andrezinho cruzou da direita para o camisa 9, que marcou um belo gol de letra.O Glorioso venceu por 3 a 1, subiu para a 5ª posição e colou nos times que disputam vagas para a próxima Libertadores.
No jogo do Engenhão, o Náutico perdeu para o Botafogo por 3 a 1 e o último gol dos cariocas chamou a atenção pela falha do goleiro Gideão. Andrezinho recebeu de Seedorf, invadiu a área e chutou colocado. O camisa 1 do Timbu encostou na bola, mas não conseguiu evitar o terceiro do Alvinegro.
O Fluminense venceu o Internacional fora de casa e se manteve na liderança do Brasileirão. Autor do gol que deu a vitória ao Tricolor, Fred teve um "monólogo" aos 15 minutos da primeira etapa. Após dar um lindo drible em Rodrigo Moledo, o atacante entrou na área, perdeu o controle da bola, tropeçou e caiu. O juiz Wilton Pereira Sampaio mandou o jogo seguir.
Dagoberto não marcou contra o Fluminense, mas mostrou qualidade em uma jogada individual. O atacante fez fila pela ponta direita, passou por Bruno com uma caneta, deu um lindo drible em Carlinhos e cruzou. Porém, a zaga tricolor afastou o perigo.
No Pacaembu, o Corinthians ganhou do Grêmio por 3 a 1 e um pênalti não marcado a favor do time paulista chamou a atenção. Romarinho entrou na área pela esquerda, o lateral gremista Edílson deu um carrinho e derrubou o corintiano. O árbitro Marcelo de Lima Henrique não marcou a penalidade.
O Atlético-MG precisava da vitória contra o Palmeiras para não deixar o Fluminense abrir vantagem na tabela de classificação. Além de Bernard, que marcou dois gols, o goleiro Victor foi importante no triunfo do Galo por 3 a 0. Aos 42 da etapa final, Corrêa cobrou escanteio, e Leandro Amaro cabeceou com firmeza. O camisa 83 operou um milagre e impediu a reação palmeirense.