Faltando um pouco mais de 30 dias para a abertura da 20ª Vaquejada do Parque Arrocha o Nó. Além de começar a contagem regressiva, a maior parte dos competidores de vários estados brasileiros já está ansiosa para o que já denominam a maior corrida de todos os tempos de vaquejada. Isso porque, serão distribuídos para os campeões mais de R$ 500 mil em prêmios entre as categorias profissional e amador. A vaquejada do Arrocha o Nó acontece de 14 a 18 de novembro, na BR-343 – KM-19, no sentido Teresina ao município de Demerval Lobão.
Serão três vaquejadas em uma só, sendo dois circuitos nacionais, o Brahma e o Yamaha. No circuito local, o Arrocha o Nó terá disputas nas categorias Profissional, Amador A, Amador B, Amador C e Feminino. No último dia de competição, os vencedores serão premiados com R$ 205 mil em prêmios. Todos os competidores vão disputando as provas entre si até o acúmulo de pontos final, no qual se definirão os campeões.
Durante quatro dias do evento, acontecem as finais do Circuito Brahma e Circuito Yamaha. A final do Circuito Yamaha será de pontos corridos, ou seja, os vaqueiros que estiverem com melhor pontuação no campeonato e também no Arrocha o Nó levarão o prêmio. Para o Circuito Yamaha, duas categorias estarão disputando os prêmios e os títulos, a Profissional e a Amador. Os primeiros 20 colocados receberão, cada um, uma moto zero km. Para a categoria amador, os 10 primeiros colocados também receberão uma moto, cada.
O piauiense Paulo Melo está no páreo na categoria amador. Ele encontra-se na sétima colocação e espera fazer um bom resultado nesta etapa final do circuito. “Estarão aqui os melhores vaqueiros do Nordeste e ainda de outros estados, como São Paulo e Goiás. Por isso e por causa dos prêmios a vaquejada está sendo considerada uma das melhores do país”, disse. Na categoria de Paulo Melo, a liderança está com a vaqueira potiguar Careline Silva. Na categoria Profissional o Circuito Yamaha 2012 conta com os seguintes vaqueiros na liderança e seus respectivos pontos acumulados: 1º Rauzinho – 80 pontos, 2º Adjailson Paiva – 75, 3º Neco Menezes – 75, 4º Genildo Filho – 75, 5º Renato Tobias – 70, 6º Alex Araujo – 65, 7º Celso Vitorio – 60, 8º Alexandro Suassuna – 60, 9º Nilo Neto – 60, e 10º Clécio Rodrigues – 55 pontos.
Já no Circuito Brahma de Vaquejada, estarão em disputa prêmios em quatro categorias: Profissional individual e por equipe e categoria Amador individual e por equipe. Para o 1º colocado de cada uma delas, o prêmio é um carro zero km.
A vaquejada é um esporte sancionado pelo Projeto de Lei nº 6.267 de 27 de agosto de 2012 que regulamenta a Vaquejada como atividade desportiva e cultural. Mais informações sobre a Vaquejada do Parque Arrocha o Nó pelo site: www.arrochaono.com.br.