Piaui em Pauta

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Piloto piauiense desponta no Campeonato Brasileiro de Rally

Publicada em 24 de Abril de 2012 �s 09h48


Durante a semana ele se divide entre o consultório, onde atua como médico dermatologista, as salas de aula, onde exerce o ofício de professor em faculdade, e a paixão pela família. Nos finais de semana, feriados e quando tem competição ele se transforma no piloto que começa a ser temido no meio off-road, mais particularmente nos rallys de velocidade. Estamos falando do piloto de moto de Teresina Lauro Rodrolpho Soares Lopes, 31 anos. Ele foi destaque na última semana, quando conquistou o segundo lugar na sua categoria, a Marathon 450cc, no Rally RN 1500, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA. De todos os competidores, inscritos de todas as regiões do país, ele ficou ainda em 7º lugar geral. E olhe que esta foi sua estreia em grandes rallies. Com o excelente resultado, o piloto já pensa em ir mais longe. “Pretendo disputar pelo menos mais duas ou três etapas para tentar disputar o título brasileiro de Rally. Atualmente estamos na quarta colocação do campeonato, a pouquíssimos pontos do primeiro colocado”. Quando ele diz “estamos”, Lauro Lopes está se referindo à sua equipe DERGIN WMracing, na qual conta com o também piloto e campeão piauiense de enduro de regularidade Wesley Macedo, o Alemão, que não está competindo no momento, por estar se recuperando de uma cirurgia na perna esquerda, adquirida em acidente na primeira etapa do Piauiense de Enduro deste ano, o Enduro das Cidades, o qual Macedo foi um dos organizadores. O Brasileiro de Rally Cross Country terá mais quatro etapas na atual temporada: o Rally da Amazônia, em Porto Velho-RO; o Rally Transbahia, em Salvador-BA no mês de junho/julho; o Rally dos Sertões, em agosto; e o Rally das Serras, em Santa Catarina, em novembro. Lauro Lopes se diz muito satisfeito com seu desempenho no RN 1500, que contou com a participação dos melhores pilotos de velocidade do país. “Foi uma prova apaixonante! Tudo muito bem organizado, especiais totalmente fechadas e seguras para acelerar à vontade. Uma prova de quatro etapas em que cada dia se corre em um terreno diferente. No quarto dia, senti-me em casa, pois o terreno era de piçarra, muito parecido com a nosso, de Teresina, com muitas curvas e saltos. Foi no quarto dia o meu melhor resultado, quando ganhei a especial”. O piloto disse que o bom resultado não foi por acaso, na verdade foi a junção de muitos treinos, conhecimento do equipamento e estratégias de prova. “Pesquisamos o máximo em termos de preparação da moto. Ate viajamos para o Salão Duas Rodas, em São Paulo, para agregar todas as informações possíveis sobre rally. Essa preparação incluiu equipamentos de navegação, GPS, cronômetros, Map selection, pneus, mousses, transmissão, e todas as peças de reposição para que eu pudesse ter a melhor performance possível e, acima de tudo, terminar a prova sem ficar nenhum dia no prego por quebra da moto. Graças a Deus e a todo o trabalho de preparação, deu tudo certo! Para a corrida, a nossa estratégia inicial foi terminar a prova sem lesões e com minha moto inteira. Mas o resultado foi aparecendo, mesmo eu correndo somente 60% do que eu sabia, resolvemos então acelerar um pouco mais no último dia e andar a 80% e assim fazer um corrida segura e com um bom resultado! Conseguimos um resultado muito acima do esperado! O que mostrou que nós do Piauí não deixamos a desejar a nenhum outro estado”, orgulha-se. Lauro Lopes começou a competir em 2009 e já possui títulos piauienses, além de duas participações no maior rally de regularidade das Américas, o Cerapió/Piocerá, inclusive correu este ano na categoria Júnior. O piloto é o presidente e um dos fundadores do mais novo clube de enduristas do Piauí, o Caçadores de Trilhas, que surgiu com o intuito de unir um grupo de amigos apaixonados por moto e competições off-road, incluindo os enduros de regularidade e as modalidades Rally e enduro FIM. “Muita gente se engana ao pensar que enduros FIM são só velocidade. Na verdade, são provas muito mais de estratégia do que de pura velocidade, e isso ficou bem claro para mim nesse Rally RN 1500. Estratégia com certeza falou muito mais alto”, explica a fera.

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Fonte: Vooz �|� Publicado por:
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